O Núcleo de Educação Física foi contemplado com 24 bolsas. Estas são distribuídas, por meio de edital, aos acadêmicos do Curso de Educação Física do Campus Região dos Vinhedos – Bento Gonçalves e Campus-Sede – Caxias do Sul.
O Núcleo de Educação Física tem por
objetivo
·
Contribuir para a construção da identidade
docente, por meio de ações que proporcionem aos residentes envolvidos, o
desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadora dialógica articulando
ação/reflexão/ação, com vistas a análise investigativa das situações
vivenciadas na escola campo.
·
Desenvolver as competências e habilidades
necessárias ao exercício da docência no componente curricular de educação
física nas diferentes etapas da Educação Básica, fortalecendo de forma crítica,
reflexiva e ética a construção da identidade docente;
·
Articular debates, discussões entre
residentes preceptores, orientadores e comunidade acadêmica de Educação Física,
com vistas a análise e reflexão da realidade educacional brasileiras
articulando com as orientações da Base Nacional Comum Curricular do componente
de Educação Física;
·
Oportunizar ao licenciando de Educação
Física ampliar a experiência docente, por meio da intervenção pedagógica
planejada com orientação do orientador do subprojeto de Educação Física e pelo
preceptor da escola pública.
·
Aplicar o planejamento com estratégias
metodológicas inovadoras e interdisciplinares, com acompanhamento do preceptor
da escola campo, possibilitando a ação/reflexão/ação do processo de
ensino-aprendizagem com o propósito de transformar a prática pedagógica;
A
Educação Física é um componente que integra a área da linguagem da BNCC, sendo
esta obrigatória nas três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Médio), motivo pelo qual o Núcleo Educação Física, foi idealizado.
Ela também é uma área do conhecimento que estuda as práticas corporais em suas
diversas manifestações culturais. Assim, é entendida na BNCC como uma
possibilidade de manifestações expressivas dos sujeitos, produzidas por
diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção propõe que o
educando desenvolva habilidades e competências para ampliar o repertório motor,
conscientizar seus movimentos corporais para o cuidado de si e do outro por
meio de diferentes manifestações da cultura corporal. (BRASIL. 2017).
Nenhum comentário:
Postar um comentário